Personagem é um importante elemento para seu jogo, e não serve apenas para preencher o cenário, e tornar o mundo menos morto.
Pois, um personagem interessante precisa ser construído narrativamente, e existem várias formas de se fazer isso.
E nesse artigo te daremos dicas que podem te ajudar a criar personagens muito mais interessantes para seus jogos.
Personagem em 3 atos
Uma boa maneira de apresentar um personagem ao jogador é construí-lo em 3 atos.
E isso é independente de ser um npc, um boos, ou o próprio Player.
Pois, o primeiro ato consiste em apresentar quem é o personagem, seus medos, objetivos, fraquezas, habilidades.
E principalmente qual é a sua motivação para estar ali, fazendo o que faz!
Porém, o segundo ato são os acontecimentos ao longo do jogo, que move ele a alcançar seus objetivos.
E o terceiro ato é a conclusão dele: batalhou com o Boos ? Realizou seu sonho? Morreu sem cumprir seus objetivos?
Personagem e sua História
Em cima dos 3 atos você cria a história desse personagem, podendo ser mais curta, , ou mais longa.
Mas é aqui que você prende o interesso do jogador em ficar para saber o que acontecerá.
E você pode usar o conceito da “Jornada do Herói”, para te ajudar a criar a história deles.
Porém, um personagem não é feito apenas de História, você precisará de mais para cativar o jogador.
Personagem e seu Design
O Design de um personagem é extremamente importante.
Pois, ele é de fato o primeiro contado do jogador com o personagem, antes mesmo de conhecer suas motivações.
E seu próprio design precisa passar para o jogador uma mensagem clara sobre sua personalidade.
E sua função no jogo, se representa ou não perigo ao jogador.
Pois, um npc chaveiro que te ajuda a desbloquear novas áreas entregando chaves ao longo do game.
Deve ser diferente visualmente de um inimigo, sentinela que protegerá essas portas, por exemplo.
Silhuetas
As silhuetas são importantes para te ajudar a identificar e diferenciar os personagens em apenas um olhar.
Pois permite separar personagens amigos de inimigos, e até se destacarem dos elementos do jogo e backgrounds.
E uma boa silhueta vai garantir que o design final e detalhado do seu personagem, seja muito mais interessante.
Personagem e suas Poses
As poses são outros artifícios responsáveis por transmitir uma mensagem clara para o jogador, da personalidade desse personagem.
Pois uma pose encolhida e defensiva transmite uma sensação de medo ou vulnerabilidade.
E uma pose confiante e dominante transmite uma sensação de autoridade e poder.
Mas, em jogos em que o Player precisa salvar algo, uma postura mais confiante vai combinar perfeitamente.
Porém em jogos furtivos, uma postura defensiva funcionaria melhor.
Cores Vivas vs Pálidas
As cores são outro elemento que complementa o objetivo de transmitir visualmente a personalidade e características dos personagens.
Pois, personagens com cores vivas chamam mais a atenção, passam confiança e imponência.
Mas, com cores pálidas temos a sensação de medo, vazio, e um clima sombrio e solitário.
E unindo a cor do personagem com sua silhueta e design, o jogador consegue ver claramente, várias características do personagem.
Lado do bem e lado do mal
Mas, além disso, podemos usar as cores para definir o lado bom ou ruim da força combinando cores normais e neutras.
Por exemplo: amarela e Azul no player podem indicar o Herói ou lado bom.
E enquanto isso roxo e verde seriam mais usadas para representar os vilões.
Mas, usar cores neutras também passam essa sensação onde branco + azul, seria o lado do bem.
E preto + vermelho pode representar o lado do mal, mas isso nem sempre é uma regra.
Pois, tudo vai depender da mensagem que seu jogo quer passar para o jogador.
Personagem e seu Tamanho
Você precisa definir tamanhos compatíveis e coerentes que funcionem para todos os personagens do jogo, especialmente para os inimigos.
Pois, temos personagens pequenos, do tamanho do jogador, maiores que o jogador, os grandalhões e os colossais.
E no caso de inimigos, para cada um deles o jogador vai saber em qual categoria ele se enquadra.
E poderá bolar uma estratégia especifica para derrotá-los.
Mas, sendo npcs amigáveis, o tamanho poder transmitir a hierarquia que esse personagem está dentro do jogo
Mecânicas e Ações
E com base nos tamanhos precisaremos definir também suas mecânicas e ações, que façam sentido com o jogo!
Pois, um inimigo colossal não pode ter o mesmo comportamento, de um inimigo simples inimigo de ronda.
Mas, uma boa regra que servirá como base é: “Quanto maior o inimigo, mais lento e poderoso seu ataque é!”
Pois, inimigos menores são mais rápidos, mas com menos dano.
E inimigos maiores são lentos, demoram atacar, mas quando acerta o ataque, o jogador perde quase toda a vida.
Interações com outros personagens
Quando permitimos o jogador interagir com outros personagens e até eles interagirem entre si, traz muito mais profundidade para eles.
Pois, com isso é possível desenrolar trazer mais profundidade e conflito.
E pense nas dinâmicas entre os personagens e como elas podem afetar a história que está sendo contada.
Onde o objetivo e interesse de um personagem afeta diretamente o objetivo e interesse de outro, por exemplo.
Não tenha medo de arriscar!
Não tenha medo de experimentar ao criar os seus personagens.
Pois, essas dicas podem ser um bom norte para te guiar, mas não são regras absolutas.
E você pode quebrar os padrões ao criar um personagem, e isso pode dar muito certo por justamente sair da caixa.
Mas, lembre-se: você só não se importa com o que acontece com as árvores do jogo, por exemplo, porque simplesmente elas são jogadas lá como elementos de cenários, e não são trabalhadas.
Por isso, não crie os personagens do seu jogo só para preencher vazios da cena.
Pois, eles podem se transformar em árvores, e ninguém se importar com eles!
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