A Criação de Comunidade é uma das maiores preocupações do Marketing de todos os desenvolvedores, indies ou grandes estúdios.
E é através do Marketing que o seu game chegará em milhares de pessoas, que podem vir a ser possíveis compradores.
E o primeiro erro muito comum, é acreditar que o marketing do seu jogo é algo para se resolver, apenas depois do lançamento.
Publishers
Muitos desenvolvedores escolhem focar apenas no desenvolvimento do game, delegando esse trabalho de divulgação do jogo para outra empresa.
Que são conhecidas como Publishers, e tem como principal objetivo fazer a divulgação em massa do jogo.
Através de diversas estratégias, como, por exemplo, enviar Demo ou builds finalizadas, para Youtubers, para realizarem testes e gameplays.
E dessa forma os desenvolvedores conseguem a vantagem de lançar um jogo sem nenhuma fã base.
E ainda realizar um bom número de vendas, mesmo sendo desconhecidos.
Mas, trabalhar com uma Publisher tem seus custos, podendo ter que dividir lucros, ou diversas outras formas de acordos.
E por fim dificilmente Publishers, fecham parcerias com jogos sem potencial, ou que possuam poucas WishLists na Steam, por exemplo.
Porque preciso de WishLists?
As Wishlists são quase que um termômetro, que mede a ansiedade do público para jogar seu jogo.
E sendo um desenvolvedor indie ou estúdio pequeno, dificilmente você será notado, seja por Jogadores ou Publishers.
E uma das formas de convencer uma publisher do potencial de vendas de seu jogo é através de uma boa lista de desejos.
Sem contar que a Steam, por exemplo, valoriza demais jogos com boas listas de desejos, impulsionando ainda mais, seu jogo na loja, ao ser lançado.
E agora, entra a toda a importância de ter se ter uma grande comunidade em torno do seu jogo, ou estúdio.
Pois, é com o apoio de uma comunidade que seu jogo irá performar muito bem nessas métricas.
E uma comunidade pode te fazer ser notado por grandes Publishers, trazer boas listas de desejos.
E principalmente um grande volume de vendas, logo no lançamento.
Por onde começo a criar uma comunidade?
Para a nossa sorte, hoje em dia temos diversas ferramentas que possibilitam e facilitam a criação de uma comunidade.
E são as redes sociais, que são de graça e permitem até mesmo quem não tem grana para investir, criar sua comunidade.
Mas, não se engane, mesmo com as redes sociais você precisará se dedicar bastante, para conseguir atrair um público engajado.
E uma das formas de atrair pessoas interessadas em seus trabalhos, é criar um conteúdo de qualidade em suas redes sociais.
Sejam, vídeos, lives, podcasts, postagens, publicações com imagens, reviews, enfim.
Pois, você pode criar diversos conteúdos para as pessoas, use sua criatividade, dedicação, e principalmente persistência.
Porque criar uma comunidade é um processo lento, mas gratificante.
Hashtags
Um ponto extremamente importante para que o público encontre suas redes sociais e seus conteúdos, são as Hashtags.
Elas estão presentes em praticamente todas as redes sociais, e são o principal mecanismo de buscas na internet.
Permitindo etiquetar seu conteúdo e localizar com mais facilidade, dentre milhares de assuntos diferentes.
Por isso, sempre escolha bem as Hashtags, e isso vale para a Steam também, ao cadastrar o seu jogo.
E através do Google, é possível também promover campanhas de divulgação, caso tenha grana para investir.
Dessa forma você pode pagar alguns anúncios, que divulguem seu jogo, e capturem Wishlists ou até possíveis compradores.
Mas algumas redes sociais como Facebook e instagram também permitem investir um dinheiro para impulsionar postagens.
Divulgue desde o início seus jogos!
Quem não tem dinheiro para investir em Marketing, aproveitar das redes sociais, é o melhor caminho.
Mas, é um processo lento, por isso, comece a divulgar seus jogos quanto antes.
Para que eles alcancem o maior número de pessoas possível.
Citamos as principais redes sociais, mas você pode se beneficiar de todas.
Escolha as que fizerem mais sentido pra você, e combine várias delas sempre que possível.
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