O Cinemachine sem dúvidas é o melhor “CameraMan” da Unity, por trazer inúmeras vantagens.
Pois, toda GameEngine precisa oferecer um sistema renderização para os desenvolvedores trabalharem.
E hoje vamos conhecer mais sobre esse sistema completo de câmeras, que diversos jogos utilizam.
Como funcionam as câmeras padrão?
As engines precisam renderizar os elementos que compõem a cena dos jogos desenvolvidos.
E elas fazem isso normalmente simulando um sistema de câmera, como se houvesse alguém filmando o jogo.
E na Unity não é diferente, pois, quando criamos uma nova cena, ela gera uma câmera automaticamente.
Mas, essa câmera normalmente é estática, e traz apenas o básico necessário para o desenvolvedor trabalhar.
Por exemplo, um Transform, um Audio Listener para reproduzir áudios, e o componente da câmera com algumas opções.
Porém, caso o programador precise que a câmera execute algum comportamento em específico, ele precisará codificar por conta.
Mas, a câmera em jogos é extremamente dinâmica, e é aí, que entra em cena o Cinemachine.
Conheça o Cinemachine
O Cinemachine traz um sistema complexo e dinâmico de câmeras para dentro do seu jogo de forma fácil.
E você praticamente não precisa programar nada para ter um excelente resultado, basta importar no Package Manager.
E para isso vá em Window – Package Manager – Packages: Unity Registry, procure Cinemachine e Install.
Pois, com ele é muito fácil e simples de fazer a câmera seguir o jogador, e ainda te dá total controle sobre isso.
E te permite configurar a suavização desse movimento da câmera, a distância, seu posicionamento, ângulo, etc.
Mas, o mais bacana é que você pode adicionar extensões mais específicas caso seja necessário.
E você pode criar várias câmeras para cena, com uma vasta variedade de tipos e de comportamentos.
E podendo alternar entre essas câmeras, criar cutscenes entre elas de maneira mais fácil, do que se fosse feito a mão.
O Cinemachine funciona muito bem tanto em jogos 2D quanto em jogos 3D.
E pode se dizer que ele é indispensável para qualquer projeto que precisa usar câmeras dinâmicas na Unity.
E vamos deixar recomendado abaixo mais 2 artigos dedicados a te ensinar mais sobre o Cinemachine.
E um vídeo completo adicionando e configurando esse componente em um jogo 3D.
Mas, se você gostaria de aprender, na prática, como funciona o Cinemachine em um jogo 2D Top Down.
E como configurar as câmeras para esse estilo de visão amplamente utilizada em diversos jogos.
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Como sistema de dialogo, crafting, toda a movimentação do personagem, npcs, Ia para um inimigo, e muito mais.
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