Câmeras em jogos é um assunto muito importante, pois pode afetar diretamente a jogabilidade e a experiência do jogador.
E é responsável por mostrar ao jogador o ambiente do jogo, personagens, inimigos e perigos.
Por isso, os desenvolvedores escolher bem o tipo de câmera mais adequado para o gênero, jogabilidade.
Câmeras e seus tipos
Existem três tipos principais de câmeras: fixa, livre e as câmeras em primeira pessoa.
E as outras seriam combinações ou variações dessas câmeras principais.
Câmeras fixas:
Permanece estática em um local pré-definido, e o jogador se move dentro da área de visão da câmera.
E é comumente usado em jogos de plataforma 2D e jogos de aventura antigos.
Câmeras livres:
Permite ao jogador controlar a câmera e escolher a direção e o ângulo de visão e é muito usada em jogos de ação e aventura 3D.
Por exemplo, permitindo que o jogador tenha mais liberdade para explorar o ambiente do jogo.
Câmeras em primeira pessoa:
é aquela que coloca o jogador na perspectiva do personagem, mostrando apenas o que ele vê, e é muito
comum em jogos de tiro em primeira pessoa e jogos de terror, proporcionando uma experiência mais imersiva.
Câmeras e o gênero ideal
A seleção cuidadosa da câmera pode melhorar significativamente a experiência do jogador e a qualidade do jogo.
E um tipo de câmera que funciona bem para um gênero pode não funcionar para outro.
Por exemplo, jogos de tiro em primeira pessoa, a câmera é posicionada na perspectiva do jogador.
E dando a sensação de que o jogador é o personagem do jogo.
E em jogos de plataforma, a câmera é posicionada de lado, permitindo ver o personagem e o ambiente ao redor.
Mas em jogos de corrida, a câmera é posicionada atrás do veículo, dando uma visão clara da pista à frente.
Câmeras e controles
A câmera em jogos pode ser controlada automaticamente, pelo jogador ou por uma combinação de ambos.
E quando é automática, o jogo assume a responsabilidade de posicionar a câmera para mostrar o que é mais importante.
Mas quando é controlada, ele escolhe a direção e ângulo, tendo mais controle sobre a experiência de jogo.
Porém, atualmente é comum os jogos fazer o uso dos 2 estilos de controles sobre a câmera. E fornecendo ao jogador o melhor das 2 técnicas.
Visibilidade, acessibilidade e imersão
Visibilidade: A câmera deve ser posicionada de forma a garantir que o jogador possa ver o que é importante como: inimigos, perigos, caminho…E tomar a melhor decisão com base no que está vendo.
Acessibilidade: A câmera deve permitir que o jogador mude o ângulo e a direção com facilidade e sem distração, garantindo assim uma jogabilidade mais fluida e agradável.
Imagina o homem aranha saltando entre os prédios sem poder mudar a direção da câmera.
Imersão: A câmera deve passar a sensação de presença do jogador no mundo do jogo, ajudando a aumentar a imersão na experiência.
Técnicas de movimento de câmera para imitar a visão humana, ou para criar uma sensação de movimento e velocidade, ou tremer a tela em explosões, por exemplo.
Bloqueios de visão
O principal objetivo de uma câmera é fornecer uma visão clara do jogo.
E assim o jogador possa entender e interagir adequadamente com o ambiente.
Mas, é importante evitar bloqueios de visão, obstáculos como paredes, árvores ou outros elementos do cenário.
Pois eles não devem bloquear a visão do jogador de personagens ou elementos importantes do jogo.
E o jogador precisa ver o que está à sua frente, independentemente de sua posição no mundo do jogo.
E permitir que o jogador veja seus inimigos e aliados claramente, para que possa reagir adequadamente.
Sensações
A câmera pode ser usada para criar diversas sensações diferentes durante a gameplay.
Por exemplo: drama e tensão, focando em eventos importantes, momentos críticos, ou em cutscenes.
Jogos de terror por exemplo, precisam trabalhar demais a sua câmera.
E usar diversos elementos para trazer a sensação de terror, proposta pelo jogo.
Distrações
A câmera não deve ser um elemento que chama mais atenção do que o próprio jogo em si. E nem deve atrapalhar a habilidade do jogador em se movimentar e jogar.
Pois, uma câmera que se move de forma muito abrupta ou frenética pode distrair o jogador da ação que está ocorrendo na tela.
E causar uma experiência confusa e desagradável.
E uma câmera que fica presa em um objeto ou personagem em um jogo 3D, é algo que precisa ser evitado.
Pois, pode tornar difícil para o jogador se movimentar pelo ambiente do jogo.
E ou tira toda a imersão caso entre em paredes, ou dentro dos personagens.
Faça o necessário bem feito
Os desenvolvedores precisam projetar a câmera para que ela não seja uma distração ou um obstáculo para o jogador.
E que se mova suavemente e sem interrupções, permitindo que o jogador se concentre na ação do jogo.
Mas, além disso, a câmera deve ser posicionada de forma a não obstruir a visão do jogador.
E permitir que ele veja tudo o que precisa para jogar com eficiência.
Por isso, deixe para a câmera ser a estrela do game só em custscenes, cinemáticas ou momentos chaves específicos.
Pois, caso contrário ela precisa ser boa o suficiente para se tornar quase imperceptível ao jogador.
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