Todo desenvolvedor iniciante começa empolgado, pois, a vontade de criar algo grande é natural.
Mas é exatamente aí que mora o perigo, onde muitos tentam integrar sistemas que parecem simples na teoria.
E, na prática, exigem um nível de conhecimento alcançado, resultando em Frustração, e projetos abandonados.
Skins Personalizáveis em Jogos 2D

Um sistema de skins robusto envolve muito mais do que apenas mudar sprites.
Pois, você precisa de uma estrutura que permita trocar partes do corpo, garantir que animações não quebrem.
E evitar conflitos com efeitos visuais e sons, além de criar um sistema de salvamento para manter as escolhas do jogador.
E é um tipo de sistema que exige arquitetura de código limpa, uso avançado de sprites e animações por partes.
O que costuma ser demais para um iniciante, que precisará gerenciar tudo isso sem contar o restante das mecânicas do jogo.
Boss com Inúmeros Comportamentos de Batalha

Programar um boss com diversos estados exige conhecimento profundo de máquinas de estado, timers, triggers.
E padrões de ataque, IA e ainda precisa estar perfeitamente integrado com a física, colisões e sons do jogo.
E sem falar na dificuldade de balancear isso tudo para que o desafio seja justo.
Por isso, muitos iniciantes tentam criar “o chefão épico” e acabam parando o desenvolvimento ali.
Sistema de Inventário com Itens Interativos

Um sistema completo de inventário com itens interativos exige que você saiba trabalhar com UI dinâmica.
E eventos de arrastar e soltar, ScriptableObjects, categorias de item, efeitos ao equipar, persistência de dados.
E além de layouts responsivos, sem contar as animações e sons para cada interação.
Por isso é fácil começar, mas difícil de terminar, e ainda mais difícil de fazer funcionar bem.
Multiplayer Local

Aqui o mínimo que você precisa dominar é input compartilhado, lógica de câmera dividida (ou não), duplicação de sistemas de vida.
E também HUD, colisão e spawn de inimigos dobrados, ou seja, tudo que se cria é em dobro visando todos os players .
Por isso, o multiplayer local exige que você trate cada jogador como uma entidade independente.
E não precisamso nem dizer que multplayer online é ainda mais complexo que o local!
E que possui controles, feedbacks e interações separados, gerando uma complexidade enorme em todos os sistemas do jogo.
Se o seu objetivo é publicar um jogo e evoluir como desenvolvedor, o caminho não é tentar abraçar sistemas gigantes demais.

Foque no básico bem feito: movimentação fluida, feedback visual, fases criativas, desafios equilibrados.
E assim os sistemas avançados virão com o tempo e com domínio real da linguagem, das ferramentas e da lógica.
Você pode criar o seu primeiro jogo da forma correta, em poucos dias, saindo do zero!
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