Os jogadores nem sempre sabem explicar por que um jogo parece divertido ou satisfatório.
Mas os desenvolvedores indies precisam saber, e o segredo muitas vezes está no que chamamos de “Game Juice”.
Pequenos efeitos visuais, sonoros e sensoriais que amplificam o impacto de cada ação.
E a seguir, você verá 10 juices indispensáveis que não podem faltar em jogos indies:
Camera Shake

Tremer a câmera em momentos-chave, como um ataque, explosão ou colisão, dá peso à ação.
E esse efeito sutil cria a ilusão de força e impacto, ajudando o jogador a sentir cada momento com mais intensidade.
Mesmo uma tremedeira de 0.1 segundos pode fazer toda a diferença no impacto da ação, por exemplo.
Explosões

Explosões não servem apenas para destruir coisas, elas comunicam consequência, poder e dramatizam o momento.
E ao adicionar partículas, luz intensa, som grave e um leve freeze de tempo, esse efeito se intensifica.
Por isso, uma explosão bem feita é um show por si só, e é barata de implementar com os assets certos.
Partículas

Partículas são a cereja do jogo, faíscas ao atacar, poeira ao cair, folhas voando, luzes mágicas.
Tudo isso ajuda a enriquecer visualmente o que acontece na tela, e se torna algo agradável de se ver.
Por isso, use partículas para destacar eventos importantes ou simplesmente dar mais vida ao cenário.
Knockback

Quando o personagem ou inimigo é empurrado para trás ao ser atingido, sentimos que houve um impacto real.
E o knockback também comunica risco, ajuda no feedback e melhora a jogabilidade.
E é um juice que mistura game feel com mecânica aplicada na prática, sendo indispensável para jogos que possuem combate.
Sound Effects

Cada pulo, golpe, botão apertado ou item coletado precisa de um som único e claro.
Pois, o áudio é responsável por mais de 50% da imersão do jogador.
Por isso, sons secos e bem sincronizados aumentam a sensação de controle e resposta.
Squash and Stretch

Essa técnica clássica de animação consiste em deformar personagens e objetos brevemente durante ações rápidas.
Por exemplo, em pulos, impacto ou aceleração durante corridas ou dashs, trazendo um certo prazer visual.
E o personagem que se “achata” ao cair e “estica” ao pular parece muito mais dinâmico, mesmo em jogos pixelados.
Camera Slow Motion

Uma leve desaceleração da ação durante momentos especiais dá dramaticidade e ajuda o jogador a processar o que está acontecendo.
E ao usar slow motion em finalizações, esquivas ou ataques críticos, valoriza cada frame.
E faz com que o jogador possa apreciar mais lentamente toda a ação prática que está ocorrendo em sua tela.
Vibração do controle

Se você está lançando em console ou dispositivos com feedback tátil, não ignore a vibração.
Pois, ela comunica impacto direto nas mãos do jogador e intensifica ainda mais o que já está sendo mostrado na tela.
Mas deve ser usada com moderação e com intenção, sempre acompanhando os acontecimentos do jogo em tempo real.
Flash branco (White Flash ou Hit Flash)

Um flash branco de um ou dois frames no inimigo atingido cria uma resposta visual instantânea.
E é simples, eficaz e muito usado em jogos de luta e ação, pois comunica “Você acertou!” de forma clara e satisfatória.
E quando o ataque foi no jogador, deixa a mensagem clara de que ele foi atingido e precisa se recompor.
Pós-imagem (Afterimage)

Deixar rastros visuais ao correr, atacar ou esquivar cria uma sensação de velocidade e fluidez.
E, além de bonito, esse efeito ajuda o jogador a “sentir” o movimento, mesmo que seja breve.
E é um toque visual que destaca habilidades especiais ou momentos rápidos da gameplay.

Esses 10 juices não precisam de gráficos AAA ou orçamentos milionários.
E, com um pouco de criatividade, você pode adicionar todos eles ao seu jogo indie.
E criar uma experiência marcante, satisfatória e divertida para os seus jogadores.
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