É comum todo iniciante ignorar o Game Design, ou desconhecer que seu jogo precise dele.
E com o passar do tempo o projeto sai do controle, e é aí que a necessidade de estudar Game Design aparece.
Por isso listamos 5 erros que você pode estar cometendo agora em seu jogo às vezes sem nem saber!
Escopo gigante

Um dos erros mais comuns entre desenvolvedores iniciantes é querer criar o jogo dos sonhos logo no primeiro projeto.
E que tenha grandes mapas, dezenas de fases, sistemas complexos, tudo isso parece incrível.
Mas, na prática, se torna um fardo, se você não tem uma equipe ou experiência suficiente, esse escopo é exagerado.
E só vai levar à frustração e ao abandono do projeto, por isso comece pequeno, aprenda com o processo.
E evolua com projetos viáveis, finalizar um jogo simples vale muito mais do que abandonar uma ideia ambiciosa pela metade.
Falta de “playtestes”

Outro erro clássico: não testar seu jogo com outras pessoas, testar sozinho não basta!
É essencial que você envie o jogo para pessoas que jogam o nicho dele, comunidades e receba feedback real de quem joga.
Pois, testes devem acontecer desde a fase de protótipo até momentos antes do lançamento.
Só assim você descobre bugs, percebe falhas de design e entende como o público realmente interage com seu game.
Mecânicas confusas

É comum ver jogos com tantas ideias misturadas que o jogador não sabe o que fazer.
Pois, o excesso de mecânicas sem uma lógica clara torna o jogo confuso e frustrante.
Lembre-se: inovar é bom, mas clareza é essencial, garanta que as regras estejam bem definidas.
E que o jogador entenda o que precisa fazer e que cada nova mecânica seja introduzida no momento certo.
Simplificar pode ser o diferencial entre um jogo divertido e um jogo que ninguém entende.
Ignorar ou levar feedbacks para o lado pessoal

Tem gente que até testa o jogo, mas ignora completamente os feedbacks recebidos principalmente se for negativo.
E pior ainda: se ofende com críticas, desenvolver um jogo é um processo criativo, sim, mas também técnico.
E se alguém aponta algo que não está funcionando, ouça e reflita, principalmente reclamações recorrentes.
Mas não significa que você precisa aplicar tudo, mas saber filtrar e usar as críticas construtivas podem salvar seu projeto.
Pois, ter humildade é uma habilidade poderosa no game design.
Balanceamento mal feito

Nada desanima mais do que um jogo muito fácil ou absurdamente difícil.
E inimigos super fracos, chefões impossíveis, power-ups inúteis ou overpower, tudo isso é reflexo de um game mal balanceado.
E sabe o que ajuda a evitar isso? Simplesmente testar!
Pois, com mais jogadores testando, você vai ajustando os números, a dificuldade.
E a progressão do jeito certo, um bom balanceamento mantém o jogador engajado até o fim.
Se você está começando, evite esses cinco erros e suas chances de concluir um bom jogo aumentam bastante.

Game design é sobre planejamento, testes, ajustes e escuta constante.
E quanto mais atenção você der a esses detalhes, melhor será a experiência que você vai entregar ao jogador.
Você pode encontrar as melhores dicas sobre Level Design e Game Design, condensadas no Livro Level Up!
Clique aqui para adquirir uma cópia agora mesmo, e se aprofunde ainda mais nesse tema!

Seja o primeiro a comentar.